[PT] Resolvendo problemas locais na América Latina: iGEM Design League 2021
por Ricardo Chavez, Minerva Castellanos, e Cristiane Toledo
Você pode imaginar como seria o futuro se a população local resolvesse os problemas locais em todo o mundo? Para vislumbrar esse futuro, 25 equipes de 8 países latino-americanos, compreendendo 480 alunos, assumiram o desafio de aplicar o design biológico para resolver problemas locais na iGEM Design League 2021. Essas equipes de latinos e latinas foram as primeiras a competir no iGEM Design League, um programa para expandir a biologia sintética no mundo.
Other Languages:
English | Solving local problems in Latin America: iGEM Design League 2021
Español | Resolviendo problemas locales en América Latina: iGEM Design League 2021
Seus projetos cobriram uma série de problemas locais na América Latina, desde Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade até Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e muito mais. Um painel internacional de jurados avaliou o desempenho de cada equipe, e os resultados foram impressionantes - com 10 equipes ganhando medalhas de ouro, 10 ganhando prata e 5 ganhando bronze. A excelência nas realizações das equipes também foi reconhecida com prêmios de categoria e prêmios especiais para homenagear as contribuições mais exclusivas para a iGEM Design League.
Os 6 finalistas, indicados e vencedores do Grande Prêmio iGEM Design League foram:
🏆 Vencedor do primeiro lugar
Mikuytec (Peru) por desenvolver proteínas antifúngicas e antioxidantes para combater o desperdício de alimentos em frutas e vegetais.
🥇 2º lugar
UAM (México) por desenvolver uma proteína quimérica a partir de dois peptídeos de veneno de aranha que visam especificamente as pragas no cactus nopal para sua comunidade.
🥈 3º lugar
Biotec-CCM (México) por desenvolver um biossensor baseado em aptâmero point-of-care para detectar inflamação na população idosa.
🏅 Finalistas
Biotech-EC (Equador), UnB/Embrapa (Brasil), Ollin Synbio IPN (México)
Além de imaginar um futuro melhor na América Latina por meio do design de biologia sintética, as 3 melhores equipes finalistas continuarão a mudar o mundo com seus projetos por meio do generoso apoio dos patrocinadores da iGEM Design League. Conforme anunciado por Tom Knight (fundador do iGEM e vice-presidente sênior da Gingko Bioworks), membros das equipes Mikuytec (Peru), UAM (México) e Biotec -CCM (México) irão a Boston para conhecer a incrível plataforma de ponta da Ginkgo Bioworks e receber orientação dos cientistas da Ginkgo. Essas equipes também receberão suporte de síntese de DNA da IDT para construir e testar seus projetos.
“A iGEM Design League foi criada com a paixão dos iGEMers latino-americanos e a compreensão dos desafios regionais para construir um programa que capacite você a definir sua própria jornada de biologia sintética. Este ano, vocês nos mostraram que é possível e estão trazendo novas perspectivas ao mostrar que a biologia sintética pode ser desenvolvida de novas maneiras em países e regiões que nunca participaram do iGEM antes. Mal podemos esperar para ver o que mais você alcançará depois de sua experiência na iGEM Design League.”
– Meagan Lizarazo, Vice-Presidente Executivo, iGEM Foundation
Todos nós do iGEM, e a comunidade de biologia sintética como um todo, estamos entusiasmados com as conquistas das equipes da iGEM Design League 2021. Este é apenas o primeiro ano das ligas iGEM e não poderíamos estar mais animados com o que acabou. No próximo ano, usaremos o que aprendemos neste primeiro ano para expandir o programa iGEM Leagues em outras regiões do mundo.
Como seria seu futuro se a população local resolvesse os problemas locais com biologia? Convidamos você a se juntar a nós para a iGEM Design League 2022 na América Latina e para uma nova iGEM Indian League 2022 reimaginando a paisagem da biologia sintética na Índia. Bem-vindo à comunidade iGEM!